terça-feira, 5 de agosto de 2014

Nossa História

Fundação Academia Barreirense de Letras 

No registro histórico da ABL, presença dos saudosos José Agostinho Porto, Dilson Ribeiro e Edelvira Wanderley Moreno, com demais membros e convidados em reunião realizada no Palácio das Artes em 2007.

Por Ignez Pitta de Almeida e Solange Cunha

Em 2005, por iniciativa do médico e escritor barreirense Luiz Gonzaga Pamplona, vários escritores e poetas se reuniram para formar a Academia Barreirense de Letras, Sua fundação se deu em 20 de maio, em ato público, no centro Cultural de Barreiras com a presença de autoridades como o prefeito Saulo Pedrosa, secretários municipais e o comandante do 10º Batalhão de Policia Militar.

Fundada a academia , a reunião inicial com a chamada dos acadêmicos fundadores: Solange Tavares da Cunha, José Agostinho Porto, Antônio de Pádua, Ataliba Campos Lima, Lélia de Macedo Rocha, Durvalino Vasconcelos Nunes, Ignez Pitta de Almeida, Luiz Gonzaga Pamplona e Etelvira Wanderley Moreno.

Membros da Academia Barreirense de Letras, com a saudosa Mãe Dadá (in memoriam)

A primeira diretoria foi composta por Luiz Pamplona (presidente); Ignez Pita de Almeida (vice-presidente); Durvalino Nunes (secretário); Lélia Rocha (tesoureira); José Agostinho Porto e Antônio de Pádua (suplentes). Outros sócios ingressaram na academia como; Cláudio Wanderley, Vinicius Azzolim Lena, José Tenório de Souza, Antônio Galdino Alves de Souza, Ana Barros, Tsyla Balbino, Vivaldo Cecílio Mota Filho e Miriam Hermes, dentre outros. A segunda presidente foi Ignez Pitta de Almeida, seguida de Vinicius Lena, Luiz Pamplona e Miriam Hermes (atual).

ATIVIDADES DA ABL


Em sua função de incentivar a literatura, a ABL promoveu vários lançamentos de livros, como “Na curva do rio” e “Estrada de chão”, da barreirense Ana Maria Barros. “O professor itinerante” do também barreirense Albenizio Eloi dos Santos; “Minha cara mãe Calina” do acadêmico Durval Nunes; “De manhã, à luz do sol” da acadêmica Nadir Xavier. Recebeu a visita do dr. Aidenor Aires, natural de Riachão das Neves, que é advogado, escritor e poeta de renome em Goiânia, onde reside e faz parte da Academia Goiana de Letras (AGL).

Reuniu-se na área rural, na chácara do ilustre escritor e jornalista Dilson Ribeiro, que foi repórter credenciado junto á presidência da república no tempo do presidente Juscelino Kubitschek, tendo gozado de plena confiança do chefe da nação. Sua vasta obra literária tem livros de cunho regionalista, político e poesia. Sua passagem pela ABL muito honrou a entidade, que sempre prestigiou até o seu falecimento.

A convite da Escola Batista independente, participou, em abril de 2008, de um café Literário. Realizou sessão especial acerca do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa etambém tem prestado homenagens a barreirenses e a pessoas de destaque dos municípios vizinhos, como à família Vieira de Melo, com a presença de dona Julieta Vieira de Melo e seu sobrinho-neto Paulo Vieira de Melo, salientando-se a importância do patriarca Antônio Vieira de Melo e seus filhos Tarcilo, Almiro, Arnaldo, Antônio, além do neto, Sérgio Vieira de Melo, comissário da Organização das Nações Unias (ONU), morto em ataque no Iraque.

Homenagem á professora Alzerita Gomes, educadora emérita e ex-diretora do Colégio Padre Vieira; homenagem durante velório do corpo de do escritor e poeta cotegipano, José Maurício Mariani Wanderley. Zizito, como era conhecido, estava concluindo seu livro e tinha por meta entrar na ABL. Também foi realizada homenagem póstuma a Dona Elizabeth Sampaio, Liza, filha do escritor e poeta barreirense Alfredo Sampaio.  Da mesma forma, participou em Santa Rita de Cássia, de homenagem póstuma ao membro itinerante da ABL, José Vicente da Silva, Cazuza.

Realizou duas feiras do livro na Praça Castro Alves, em parceria com a secretaria municipal de cultura. A primeira em maio e a segunda em setembro de 2010. Esteve presente em Santa Rita de Cássia , na oportunidade de fundação, por iniciativa de Aidenor Aires, da Academia de Letras do estado do São Francisco. Participou em Riachão das Neves, da primeira reunião dessa nova academia oestina.

Lançamento do livro da biografia do professor José Seabra "O Educador Itinerante", de Albenizio Eloy dos Santos. na foto Albenizio com  as escritoras Nadir Xavier Andrade e Ignez Pitta de Almeida.

Realizou uma reunião itinerante na zona rural, em residência do acadêmico Professor José Agostinho Porto, situada no povoado da Baraúna. O citado professor pesquisou e escreveu a história de sua terra, que foi distrito de Barreiras, Santana do Catão, depois emancipado como Catolândia. Infelizmente o acadêmico faleceu de forma precoce, sendo que a ABL realizou uma sessão em sua homenagem com a presença de familiares.

Lançamento livro de Florentino Augusto de Souza Filho, São Desidério de A a Z.


A ABL presidiu em São Desidério, a  convite de Florentino Augusto de Souza Filho, o evento de lançamento do seu livro, “São Desidério, de A a Z”. Tomou parte no ato público de repúdio à violência, em 06 de abril de 2012.




Em março de 2013, colaborou com a campanha para a preservação de uma casa histórica no aeroporto de Barreiras, cujo local deverá ser transformado em Museu do Aeroporto. Em dezembro do mesmo ano, participou, em Luís Eduardo Magalhães, do Encontro Regional de Cultura do oeste da Bahia, promovido pela União dos Municípios do oeste Baiano (UMOB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário